Sobre o vinho madeira

Todos conhecem a fama dos vinhos portugueses. E se você é um amante dos vinhos, certamente já ouviu falar do vinho madeira, assim como as pessoas que gostam de apostas online devem conhecer os Betclic bónus.

Madeira é um vinho fortificado de longa duração produzido na ilha portuguesa com o mesmo nome. Muitas vezes é servido como aperitivo ou vinho de sobremesa, dependendo do nível de doçura e é usado na culinária, especialmente para fazer molhos.

Sabor e classificação do vinho madeira

O vinho madeira tende a ter um sabor rico com notas de noz e caramelo. O conhaque é utilizado para fortificar esse vinho, o que o faz ter alto teor alcoólico. 

O Madeira é classificado de acordo com diversas especificações, que incluem o envelhecimento, as uvas utilizadas e, também, a doçura. Existem variações nesse método, mas o Madeira precisa ser oxidado e aquecido.

Tal procedimento é chamado de “maderização”, por isso o nome do vinho. Um vinho fortificado através desse método pode durar centenas de anos. Madeira também vem em diferentes classificações relativas à qualidade: bom para cozinhar, bom para beber e especial.

Vinho Marsala e vinho madeira

O vinho Marsala e Madeira são frequentemente confundidos um com o outro devido aos seus nomes, perfis de sabor e utilizações semelhantes. 

Marsala é um vinho fortificado feito na Sicília que está sujeito a regulamentações estritas, para garantir a qualidade e, também, é classificado por sua doçura, uvas e safra. No entanto, o Marsala não está sujeito a oxidação forçada como o Madeira.

Após aberto, a garrafa dura um mês e jamais um ano. Ambos podem ser substituídos um pelo outro na culinária, bem como quando servidos como vinho de sobremesa ou aperitivo. Selecione um Marsala de qualidade e nível de doçura semelhante ao vinho Madeira e pronto.

Perfil do Madeira

Encontramos o vinho da Madeira em diferentes níveis de doçura: doce, seco, meio doce, meio seco. A maioria dos madeira tem pelo menos algumas notas doces; graças ao processo de maderização. 

Todos os vinhos Madeira são submetidos ao calor para desenvolverem suas notas de caramelo e prolongar sua vida útil. Os madeira produzidos em massa precisam de estufa e de grandes tanques que aquecem o vinho de forma consistente por três meses. 

Trata-se de um processo mais demorado, mas que produz o famoso sabor de queimado deste vinho. Um vinho Madeira de alta qualidade envelhece em barricas de carvalho em sala aquecida durante vários anos, porém alguns fabricantes utilizam apenas calor solar para isso.

Uvas e regiões vinícolas

Um Madeira autêntico é feito apenas na ilha da Madeira. As uvas são provenientes dessa ilha e, também, de Portugal Continental e variam nas condições de cultivo e nas épocas de colheita. 

Alguns Madeira utilizam um blend de uvas, enquanto outros são considerados monovarietais. Os mais comuns incluem os seguintes tipos de uvas: Tinta Negra, Malmsey, Bual, Verdelho e Sercial.

Se você não encontrar o vinho Madeira em sua loja local de vinhos, peça a eles para pedirem uma garrafa, especificando a doçura, safra e uva que você gostaria. Garrafas de alta qualidade podem ser mais difíceis de encontrar nessas lojas, mas estão disponíveis online. 

Esperamos que nossas dicas possam ajudado a ter deliciosos momentos de degustação desses vinhos que nos encantam a partir de seus aromas.

6 fatos interessantes sobre Madeira

Fazendo parte do território português, ainda assim localizada no meio do oceano Atlântico, Madeira possui uma variedade de atividades interessantes e surpreendentes para realizar em suas férias após terminar o seu MarjoSports Bônus. Neste texto iremos relatar 6 coisas e fatos surpreendentes que você ainda não sabia sobre este lugar.

1. Madeira não é apenas uma ilha, mas um arquipélago

Madeira é o nome da maior e principal ilha deste arquipélago, a qual possui 736 km² de área e está localizada a capital Funchal. Por ordem de tamanho encontra-se a ilha de Porto Santo com 43km², o conjunto de ilhas Desertas com 14km² e por fim as ilhas Selvagens com 4km² em total.

2. O arquipélago está mais próximo a África que de Portugal

Devido a descoberta destas ilhas por portugueses exploradores em torno do ano de 1418 e 1419, faz com que, apesar de se localizarem mais próximo do continente africano, o arquipélago de Madeira fazem parte do território português.

A diferença da distância é exatamente o dobro. A ilha principal, Madeira, está localizada a apenas 500 km da costa africana e a 1000 km da capital Lisboa, e ainda assim, o acesso às ilhas será mais fácil e menos custoso com a saída desde Portugal. O voo com partida de Lisboa em direção a Funchal tem duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

3. Você pode experienciar 6 condições climáticas diferentes

Devido a sua posição localizada próxima a linha do equador, Madeira possui uma temperatura estável que varia entre 19 e 26 graus, esta que é muito confortável para nós humanos. No entanto, devido a sua diversidade da formação terrestre, pode-se experimentar diversas condições climáticas nas ilhas.

Esta ilha a qual foi formada por erupções vulcânica possui uma variedade de terreno que podem variar entre desértico, praia, penhascos com vistas ao horizonte e até montanhas e florestas densas.

4. Existem espécies raras de plantas que não poderão ser encontradas em nenhum outro lugar

Devido a variedade climática, em Madeira também é possível encontrar espécies de plantas tropicais que não poderão ser vistas em nenhum outro lugar do mundo. Seu rico solo vulcânico e clima subtropical, fazem com que seja a condição ideal para mais de 2500 espécies de plantas exóticas.

5. Você poderá se sentir nas nuvens, literalmente

O ponto mais alto da ilha é a montanha Pico Rivo com 1861 m de altitude, você poderá ter a experiência de caminhar na altura das nuvens e apreciar a vista incrível que este lugar proporciona.

A montanha está localizada na floresta Laurissilva a qual ocupa 20% do território da ilha e faz parte do patrimônio mundial da UNESCO. O acesso a este local pode ser realizado apenas a pé, mas o esforço é 100% recompensado com as belezas naturais.

6. É um dos melhores lugares do mundo para ver baleias

Devido a sua posição geográfica, o arquipélago é o local ideal para as baleias se reproduzirem. As chances para visualizar golfinhos e baleias são muito altas durante todo o ano, em total, são 15 tipos de baleias diferentes que passam frequentemente em torno as ilhas.

Um resumo da história da Ilha da Madeira

Eu pessoalmente adoro estar online e me divertir ouvindo música, aprendendo coisas novas e apostando online com KTO theplayoffs.com.br de vez em quando. Mas também adoro história e a história da Ilha da Madeira é particularmente interessante para mim.

A história da Ilha da Madeira inicia-se na Era dos Descobrimentos portugueses, quando no início do século XV Henrique, o Navegador, inicia uma viagem que culmina neste arquipélago.

Estabelecida apenas um ano após a sua descoberta, a Ilha da Madeira tem evoluído ao longo dos séculos para se tornar um destino de férias muito popular, região vitivinícola e porto para cruzeiros internacionais.

A Era do descobrimento

A Ilha da Madeira é frequentemente citada como a primeira Terra Nova a ser descoberta pelos portugueses no início da sua incrível Era dos Descobrimentos nos séculos XV e XVI. 

É amplamente aceito que os marinheiros conheciam este atraente arquipélago antes que os capitães portugueses Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco fossem desviados por uma tempestade, chegando finalmente à ilha que chamaram de Porto Santo.

A história da Ilha da Madeira começa a surgir em mapas que datam de 1339, embora a sua menção possa ter sido escrita já no século I Dc, pelo famoso filósofo romano Plínio. 

Oficialmente, porém, a moderna história da Ilha da Madeira começou com a sua fundação em 1419, quando um segundo navio regressou ao Porto Santo e descobriu a ilha principal da Madeira nas proximidades.

História da Ilha da Madeira: estabelecendo-se na Ilha

Os primeiros colonos foram os capitães e suas famílias. O trigo foi a primeira safra plantada pelos colonos. A princípio, esse trigo servia para consumo local, mas em poucos anos a ilha passou a exportar o excedente de todo esse trigo para a parte continental de Portugal. 

Com o tempo, porém, a produção de grãos vacilou e Henrique, o Navegador – que foi o benfeitor da Madeira – introduziu outras culturas comerciais. A mais bem-sucedida dessas primeiras safras foi a cana-de-açúcar, seguida logo em seguida pela beterraba. 

Na época, o açúcar era uma “especiaria” verdadeiramente exótica na Europa e na Grã-Bretanha, conhecida como “sal doce. Como tal, o açúcar foi essencial para o início da história da Madeira e para a sua sobrevivência como ilha colonizada. 

Vinho da Ilha

Quando a produção de açúcar de Portugal mudou para outros lugares maiores como o Brasil no século 17, a Madeira voltou sua atenção para a viticultura. 

O terreno revelou-se ideal para o cultivo de uvas, e logo o vinho Madeira foi apontado como a bebida alcoólica mais luxuosa nas colônias inglesas e europeias. 

Um dos efeitos das Guerras Napoleônicas foi a ocupação britânica da ilha. Esta foi uma ocupação relativamente amigável, e quando os britânicos devolveram o controle da ilha a Portugal em 1814, a fama do vinho Madeira era bem conhecida em todo o mundo civilizado.

A Era Moderna da História da Ilha da Madeira

Em primeiro de julho de 1976, a Madeira obteve autonomia política em relação a Portugal. Hoje, a ilha é um dos destinos de férias mais populares da Europa. 

Mais de um milhão de visitantes a visitam todos os anos, incluindo os que chegam em navios de cruzeiro à capital, Funchal.

O que está esperando para visitar a Ilha da Madeira?

Os atletas mais famosos da Madeira

A ilha da Madeira não é apenas famosa por suas belezas naturais e por seu povo acolhedor, mas também por seus atletas. Hoje, queremos compartilhar os nomes de alguns dos atletas mais famosos da Madeira, de diferentes esportes.

Será que você já ouviu falar de alguns deles? Alguns de seus nomes estiveram nas betfair Exchange, ou bolsa de apostas, das casas mais importantes do mundo. Fique conosco, pois, a seguir, falaremos mais sobre alguns deles.

Marcos Vasconcelos: Badminton

Marco Paulo Pereira Vasconcelos, ou Vasconcelos como é chamado, competiu em badminton nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004, categoria single masculino, perdendo na rodada de 32 para Richard Vaughan, da Grã-Bretanha.

Ele também competiu na mesma categoria nas Olimpíadas de 2000 e 2008. No seu país natal, ganhou 15 títulos no Campeonato Nacional Português de Badminton.

Um atleta que ajudou a levar o nome da Madeira para o mundo. Aos 48 anos, atualmente só joga por hobby.

Catarina Fagundes: Windsurf

Catarina é uma ex-velejadora da Ilha da Madeira. Ela competiu na Mistral Windsurf Class nos Jogos Olímpicos de Verão de 1996 em Atlanta, Geórgia, e alcançou a 21ª posição.

Foi a primeira atleta portuguesa a participar de um evento olímpico com uma prancha à vela.

Atualmente, aos 43 anos, Catarina é empresária, ornitóloga e treinadora de windsurf na Madeira. CEO da Wind Birds.

David Fernandes: Canoagem

Mais um dos atletas mais famosos da Madeira, que também pratica um esporte aquático.  

David Fernandes, competiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro, nos K-4 1000 metros masculinos, mas não conseguiu grandes vitórias em suas carreira, entretanto, levou o nome da Madeira para vários lugares ao redor do planeta.

Alberto Paulo: Atletismo

Alberto Paulo é dos nomes famosos no atletismo português, compete principalmente na corrida de 3000 metros.

Participou de inúmeros campeonatos mundiais e alcançou as mais diversas posições em sua carreira. Aos 34 anos, é um orgulho dos madeirenses nos esportes e um dos maiores representantes da Ilha na atualidade.

Filipe Bezugo: Ginástica artística masculina

Um dos atletas mais famosos da Madeira e que competiu em um belíssimo esporte.

Filipe, atualmente com 39 anos, representou seu país e a Ilha da Madeira em diversas competições de ginástica artística masculina nacionais e internacionais.

Participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 2004, que aconteceu em Atenas, e também competiu em campeonatos mundiais, incluindo o Campeonato Mundial de Ginástica Artística de 2007, em Stuttgart, Alemanha.

Cristiano Ronaldo: jogador de futebol

Deixamos o nome mais famoso de todos os tempos para o final.

Cristiano Ronaldo, foi eleito o melhor jogador português de todos os tempos pela Federação Portuguesa de Futebol em 2015 e coleciona títulos.

Certamente, ele ainda trará muita alegria para os madeirenses e para os fãs do futebol do mundo todo.