16 Dezembro 2020

Sobre o vinho madeira

Por admin

Todos conhecem a fama dos vinhos portugueses. E se você é um amante dos vinhos, certamente já ouviu falar do vinho madeira, assim como as pessoas que gostam de apostas online devem conhecer os Betclic bónus.

Madeira é um vinho fortificado de longa duração produzido na ilha portuguesa com o mesmo nome. Muitas vezes é servido como aperitivo ou vinho de sobremesa, dependendo do nível de doçura e é usado na culinária, especialmente para fazer molhos.

Sabor e classificação do vinho madeira

O vinho madeira tende a ter um sabor rico com notas de noz e caramelo. O conhaque é utilizado para fortificar esse vinho, o que o faz ter alto teor alcoólico. 

O Madeira é classificado de acordo com diversas especificações, que incluem o envelhecimento, as uvas utilizadas e, também, a doçura. Existem variações nesse método, mas o Madeira precisa ser oxidado e aquecido.

Tal procedimento é chamado de “maderização”, por isso o nome do vinho. Um vinho fortificado através desse método pode durar centenas de anos. Madeira também vem em diferentes classificações relativas à qualidade: bom para cozinhar, bom para beber e especial.

Vinho Marsala e vinho madeira

O vinho Marsala e Madeira são frequentemente confundidos um com o outro devido aos seus nomes, perfis de sabor e utilizações semelhantes. 

Marsala é um vinho fortificado feito na Sicília que está sujeito a regulamentações estritas, para garantir a qualidade e, também, é classificado por sua doçura, uvas e safra. No entanto, o Marsala não está sujeito a oxidação forçada como o Madeira.

Após aberto, a garrafa dura um mês e jamais um ano. Ambos podem ser substituídos um pelo outro na culinária, bem como quando servidos como vinho de sobremesa ou aperitivo. Selecione um Marsala de qualidade e nível de doçura semelhante ao vinho Madeira e pronto.

Perfil do Madeira

Encontramos o vinho da Madeira em diferentes níveis de doçura: doce, seco, meio doce, meio seco. A maioria dos madeira tem pelo menos algumas notas doces; graças ao processo de maderização. 

Todos os vinhos Madeira são submetidos ao calor para desenvolverem suas notas de caramelo e prolongar sua vida útil. Os madeira produzidos em massa precisam de estufa e de grandes tanques que aquecem o vinho de forma consistente por três meses. 

Trata-se de um processo mais demorado, mas que produz o famoso sabor de queimado deste vinho. Um vinho Madeira de alta qualidade envelhece em barricas de carvalho em sala aquecida durante vários anos, porém alguns fabricantes utilizam apenas calor solar para isso.

Uvas e regiões vinícolas

Um Madeira autêntico é feito apenas na ilha da Madeira. As uvas são provenientes dessa ilha e, também, de Portugal Continental e variam nas condições de cultivo e nas épocas de colheita. 

Alguns Madeira utilizam um blend de uvas, enquanto outros são considerados monovarietais. Os mais comuns incluem os seguintes tipos de uvas: Tinta Negra, Malmsey, Bual, Verdelho e Sercial.

Se você não encontrar o vinho Madeira em sua loja local de vinhos, peça a eles para pedirem uma garrafa, especificando a doçura, safra e uva que você gostaria. Garrafas de alta qualidade podem ser mais difíceis de encontrar nessas lojas, mas estão disponíveis online. 

Esperamos que nossas dicas possam ajudado a ter deliciosos momentos de degustação desses vinhos que nos encantam a partir de seus aromas.