Um resumo da história da Ilha da Madeira

Eu pessoalmente adoro estar online e me divertir ouvindo música, aprendendo coisas novas e apostando online com KTO theplayoffs.com.br de vez em quando. Mas também adoro história e a história da Ilha da Madeira é particularmente interessante para mim.

A história da Ilha da Madeira inicia-se na Era dos Descobrimentos portugueses, quando no início do século XV Henrique, o Navegador, inicia uma viagem que culmina neste arquipélago.

Estabelecida apenas um ano após a sua descoberta, a Ilha da Madeira tem evoluído ao longo dos séculos para se tornar um destino de férias muito popular, região vitivinícola e porto para cruzeiros internacionais.

A Era do descobrimento

A Ilha da Madeira é frequentemente citada como a primeira Terra Nova a ser descoberta pelos portugueses no início da sua incrível Era dos Descobrimentos nos séculos XV e XVI. 

É amplamente aceito que os marinheiros conheciam este atraente arquipélago antes que os capitães portugueses Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco fossem desviados por uma tempestade, chegando finalmente à ilha que chamaram de Porto Santo.

A história da Ilha da Madeira começa a surgir em mapas que datam de 1339, embora a sua menção possa ter sido escrita já no século I Dc, pelo famoso filósofo romano Plínio. 

Oficialmente, porém, a moderna história da Ilha da Madeira começou com a sua fundação em 1419, quando um segundo navio regressou ao Porto Santo e descobriu a ilha principal da Madeira nas proximidades.

História da Ilha da Madeira: estabelecendo-se na Ilha

Os primeiros colonos foram os capitães e suas famílias. O trigo foi a primeira safra plantada pelos colonos. A princípio, esse trigo servia para consumo local, mas em poucos anos a ilha passou a exportar o excedente de todo esse trigo para a parte continental de Portugal. 

Com o tempo, porém, a produção de grãos vacilou e Henrique, o Navegador – que foi o benfeitor da Madeira – introduziu outras culturas comerciais. A mais bem-sucedida dessas primeiras safras foi a cana-de-açúcar, seguida logo em seguida pela beterraba. 

Na época, o açúcar era uma “especiaria” verdadeiramente exótica na Europa e na Grã-Bretanha, conhecida como “sal doce. Como tal, o açúcar foi essencial para o início da história da Madeira e para a sua sobrevivência como ilha colonizada. 

Vinho da Ilha

Quando a produção de açúcar de Portugal mudou para outros lugares maiores como o Brasil no século 17, a Madeira voltou sua atenção para a viticultura. 

O terreno revelou-se ideal para o cultivo de uvas, e logo o vinho Madeira foi apontado como a bebida alcoólica mais luxuosa nas colônias inglesas e europeias. 

Um dos efeitos das Guerras Napoleônicas foi a ocupação britânica da ilha. Esta foi uma ocupação relativamente amigável, e quando os britânicos devolveram o controle da ilha a Portugal em 1814, a fama do vinho Madeira era bem conhecida em todo o mundo civilizado.

A Era Moderna da História da Ilha da Madeira

Em primeiro de julho de 1976, a Madeira obteve autonomia política em relação a Portugal. Hoje, a ilha é um dos destinos de férias mais populares da Europa. 

Mais de um milhão de visitantes a visitam todos os anos, incluindo os que chegam em navios de cruzeiro à capital, Funchal.

O que está esperando para visitar a Ilha da Madeira?