6 fatos interessantes sobre Madeira

Fazendo parte do território português, ainda assim localizada no meio do oceano Atlântico, Madeira possui uma variedade de atividades interessantes e surpreendentes para realizar em suas férias após terminar o seu MarjoSports Bônus. Neste texto iremos relatar 6 coisas e fatos surpreendentes que você ainda não sabia sobre este lugar.

1. Madeira não é apenas uma ilha, mas um arquipélago

Madeira é o nome da maior e principal ilha deste arquipélago, a qual possui 736 km² de área e está localizada a capital Funchal. Por ordem de tamanho encontra-se a ilha de Porto Santo com 43km², o conjunto de ilhas Desertas com 14km² e por fim as ilhas Selvagens com 4km² em total.

2. O arquipélago está mais próximo a África que de Portugal

Devido a descoberta destas ilhas por portugueses exploradores em torno do ano de 1418 e 1419, faz com que, apesar de se localizarem mais próximo do continente africano, o arquipélago de Madeira fazem parte do território português.

A diferença da distância é exatamente o dobro. A ilha principal, Madeira, está localizada a apenas 500 km da costa africana e a 1000 km da capital Lisboa, e ainda assim, o acesso às ilhas será mais fácil e menos custoso com a saída desde Portugal. O voo com partida de Lisboa em direção a Funchal tem duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

3. Você pode experienciar 6 condições climáticas diferentes

Devido a sua posição localizada próxima a linha do equador, Madeira possui uma temperatura estável que varia entre 19 e 26 graus, esta que é muito confortável para nós humanos. No entanto, devido a sua diversidade da formação terrestre, pode-se experimentar diversas condições climáticas nas ilhas.

Esta ilha a qual foi formada por erupções vulcânica possui uma variedade de terreno que podem variar entre desértico, praia, penhascos com vistas ao horizonte e até montanhas e florestas densas.

4. Existem espécies raras de plantas que não poderão ser encontradas em nenhum outro lugar

Devido a variedade climática, em Madeira também é possível encontrar espécies de plantas tropicais que não poderão ser vistas em nenhum outro lugar do mundo. Seu rico solo vulcânico e clima subtropical, fazem com que seja a condição ideal para mais de 2500 espécies de plantas exóticas.

5. Você poderá se sentir nas nuvens, literalmente

O ponto mais alto da ilha é a montanha Pico Rivo com 1861 m de altitude, você poderá ter a experiência de caminhar na altura das nuvens e apreciar a vista incrível que este lugar proporciona.

A montanha está localizada na floresta Laurissilva a qual ocupa 20% do território da ilha e faz parte do patrimônio mundial da UNESCO. O acesso a este local pode ser realizado apenas a pé, mas o esforço é 100% recompensado com as belezas naturais.

6. É um dos melhores lugares do mundo para ver baleias

Devido a sua posição geográfica, o arquipélago é o local ideal para as baleias se reproduzirem. As chances para visualizar golfinhos e baleias são muito altas durante todo o ano, em total, são 15 tipos de baleias diferentes que passam frequentemente em torno as ilhas.